Pular para o conteúdo | Meu SIGUE | SIGUE Administrativo

Você está em: Página Inicial › Notícias  


Notícias

27.12.2017

Projetos em benefício do Movimento Escoteiro no Estado

Deputados autores das matérias passaram a integrar UPEB por meio do Guia Lopes

Projetos em benefício do Movimento Escoteiro no Estado
O projeto de Lei 234/2017, do deputado Lucas Redecker, que pretende oferecer proteção aos grupos escoteiros com sede no interior das escolas estaduais, foi distribuído para parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O relator da matéria na CCJ será o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi.
 
O outro Projeto de Lei que contempla o Escotismo no Rio Grande do Sul, o PL 227/2017, de autoria da deputada Zilá Breitenbach, que inclui o método educativo do Movimento Escoteiro no Plano Estadual de Educação, está aguardando parecer do deputado estadual Elton Weber na CCJ. As duas propostas deverão ter parecer favorável e depois seguirão para análise em comissão de mérito ou para votação em plenário.
 
A proposta de Redecker acrescenta dispositivo na Lei Estadual 11.750, de 2002, que incentiva a educação escoteira nas instituições públicas de ensino. Redecker busca delegar aos Conselhos Escolares a decisão quanto à permanência dos grupos escoteiros em funcionamento nas escolas estaduais. O deputado explicou que atualmente, a decisão referente à retirada dos grupos das escolas pode ser tomada de forma monocrática, apenas pela direção da instituição de ensino. “Por ser algo tão relevante à sociedade, entendo que é importante consultar a comunidade escolar por meio dos Conselhos”, salientou.
 
A matéria apresentada por Zilá considera o trabalho prestado pelos grupos escoteiros no Estado junto a crianças e jovens como um importante instrumento no processo educacional. A deputada disse que o Movimento Escoteiro oferece uma proposta educativa complementar à educação formal desenvolvida nas escolas, enfatizando ensinamentos no âmbito da fraternidade, da cultura de paz, da solidariedade, da cidadania e do respeito ao meio ambiente.
 
Os dois parlamentares estão comprometidos com demandas do Escotismo. Zilá assinou, em 2014, por intermédio do Grupo Escoteiro Guia Lopes 02/RS, de Porto Alegre, o Pacto Escoteiro, incorporando valores do Escotismo no exercício do seu mandato. Redecker assinou, recentemente, também por meio do Grupo Guia Lopes, o termo de adesão à União Parlamentar de Escoteiros do Brasil (UPEB).
 
Luís Gustavo Machado, jornalista (MTE-15280)




GRUPO ESCOTEIRO GUIA LOPES - 2/RS
Grêmio Naútico União - Sede Ilha do Pavão
Avenida Mauá, 1050, Armazém C3, Doca 01
CEP 90010-110 - Centro
Porto Alegre/RS
Grêmio Naútico União
Escoteiros do Brasil - Região do Rio Grande do Sul
Organização Mundial do Movimento Escoteiro

Escotismo Digital